Sobre pequenas infinidades

 Essa é a primeira vez que escrevo para cá esse ano, e um mês inteiro já passou. Eu não notei o correr dos dias no calendário, mas é estranho perceber só agora que toda essa pequena infinidade de tempo já se tornou passado, simples assim.
 Eu gosto de comparar essa distração em relação ao tempo que eu tenho a uma ida ao país das fadas, como li em um livro uma vez. Na história, Morgana, a lendária feiticeira, fica lá por algumas horas, mas quando volta, cinco anos se passaram no mundo real. A diferença é que meu "país das fadas" é só minha introspecção, ou uma momentânea necessidade de focar em mim. Eu costumava me arrepender de "perder tempo" pensando ou cuidando de mim mesma (mesmo quando necessário)mas esse ano, eu prometi não nutrir mais nenhum tipo de ressentimento. Criar um sentimento assim é como ter uma árvore morta plantada no peito: as raízes fundas apertam o coração e o caule corta a respiração e a voz. Não vale a pena. E eu estou aprendendo a me importar comigo mesma. Não é errado querer ter coisas boas.
 Dentro desses distantes dias, eu escrevi no meu diário ideias, pequenos contos, poemas, desenhos e sonhos. Vi filmes no cinema, com minha família ou com meu namorado, e também em casa, sozinha. Alguns deles me encantaram e me marcaram: Assunto de Família, Swiss Army Man e 1917. Tive algumas primeiras experiências e algumas releituras. Pensei em muitas coisas. No futuro, no resto do ano, em mim, nos outros. Esse ano, eu vou para o terceiro do médio (terceirão!), faço ENEM para tentar uma vaga na universidade, talvez eu já trabalhe até o meio do ano. Além disso, pensei em me dedicar mais a arte esse ano, mesmo com a rotina mais cheia. Quero escrever e desenhar mais, mas não apenas em cadernos que só eu vejo; e quero conhecer e apoiar mais outros artistas. Por fim, saí desse  meu período particular com o fim das férias e a vontade de me reconectar com tudo.
 Recapitulando todos esses acontecimentos, eu me sinto melhor de pensar em como eu aproveitei esse mês, mesmo que tenha passado tão depressa, e como estou começando a dar mais valor ao meu tempo introspectivo. Acho que estou aprendendo a aproveitar a pequena infinidade em mim.
Com amor, Mari
01.02.20

12 comentários:

  1. olá Mari!!!! Tô tão feliz de te ter novamente por aqui! Senti falta dos seus escritos! Você fala dos seus objetivos para esse ano com tanto carinho que até me motivou a olhar para os meus de forma mais otimista! Fico muito feliz por esse mês ter se passado mas que você ainda guardou momentos alegres dele. No ano passado, quando eu estava no terceirão, manter esses pensamentos e reservar tempo para aproveitar as pessoas que eu gosto foi fundamental para preservar minha saúde mental em meio a tanta pressão interna e externa. Espero que se você for fazer isso, te ajude também! Espero que todos os seu objetivos para 2020 possam se concretizar! Se precisar de qualquer dica, ou desabafar, pode contar comigo!

    Beijinhos!
    https://sopadesol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Cilis!! obrigada pelo seu carinho ♡ me sinto feliz por ter te dado essa motivação, acho importante esse otimismo quanto aos objetivos (e olha que eu nem sou a pessoa mais otimista)
      eu tô tentando fazer isso esse ano, reservar meu tempo e energia ao que e a quem gosto, pensando na minha saúde mental também (e até a física, acho que é bem interligado). que bom que isso fez bem a ti, me motiva ainda mais ler isso! muito obrigada pelos seus desejos e sua presença ♡
      beijos!!

      Excluir
  2. esse tempo parece ter sido muito bem aproveitado. gostei muito de como tu comparou o país das fadas com esse momento introspectivo, é simples mas me encontrei nessa comparação. acho que já fui mais de visitar o país das fadas, mas nos últimos tempos tenho problemas de ficar muito sozinha (que não existiam quando era criança). com certeza é importante ter um tempo pra si mesma e isso não é perder tempo, é aproveitar o tempo com mais prazer e cuidado aos detalhes. pra mim é isso.

    adoraria ver as coisas que produziu, espero que poste algum dia para vermos! se expressar é muito importante, e a arte é sobre isso. não sei nenhum desses filmes, só assuntos de família que já vi muita gente falando e parece bem interessante. vou dar uma pesquisada nos outros depois.

    também estou indo pro úlitmo ano (porém é pro 4° porque faço ensino médio técnico). vou fazer vestibular, enem e todas essas coisas cheias de pressão e medo. eu tenho muita vontade acabar logo com a escola e partir logo pra universidade e fazer algo que eu não me sista desgastada, mas também tenho muito medo de sair do conforto da minha cidade, escola, mudar radicalmente de vida. é complicado, e ruim e bom e tudo ao mesmo tempo. espero que dê tudo certo pra gente e fiquemos bem no fim de tudo. Tudo de bom Mari!! Cada dia é unico :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, gabi!
      eu entendo esses problemas com ficar sozinha, também nunca tive isso na infância mas hoje eu me preocupo de passar muito tempo sozinha, é difícil. a tua definição do tempo para nós mesmos ressoou em mim, principalmente na parte de cuidado aos detalhes
      eu pretendo revisar algumas coisas e postar em breve! e espero que você goste dos filmes
      boa sorte no seu último ano! espero que tudo vá bem para nós, apesar da pressão e do medo. dá um frio na barriga pensar nesse tanto de mudanças, mas borboletas também. eu também tô ansiosa para terminar o EM e ir para a faculdade, enfim, é complicado mesmo. obrigada pelos seus desejos, também espero que dê tudo certo! ♡ abraços :))

      Excluir
  3. mari! tudo bem?
    eu adoro o jeito que você escreve, é muito gostoso de ler, bastante poético também. a forma como descreveu o 'mundo das fadas' foi muito bonita, me lembrou uma personagem de um livro que esqueci o nome: ela tem uma realidade muito difícil porque a família é pobre e tudo o mais, daí de vez em quando ela fecha os olhos e vai pra um lugar chamado "mundo de dentro" onde ela compõe músicas mentalmente.
    é engraçado pensar que, aparentemente, pra maioria das pessoas o ano passou bem devagar, mas pra mim passou bastante rápido também. fico feliz em saber que foi produtivo pra você e que tenha aproveitado tudo. espero que esse ano seja ótimo pra você! <33
    beijobeijobeijo

    tartaruga astronauta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, beatriz! tudo, e com você?
      obrigada pelos elogios <3 fiquei curiosa por esse livro, a história parece muito bonita, acho que eu nunca ouvi falar. vou procurar!!
      eu também vi algumas pessoas falando que esse ano está devagar, acho engraçado, mas talvez seja só uma questão de ritmo. ótimo ano para você também ♡
      beijosss!

      Excluir
  4. Oi. Primeiramente: que nome mais lindo e inspirador o do teu cantinho/diário/melhor amigo.
    2º - que coisa louca o tempo, né? O melhor de tudo - ou o pior - é que teu país das fadas realmente existe: em algum planeta nesse espaço sideral, o tempo de lá e diferente do daqui (tem uma menção disso no filme Interestelar — incrível, por sinal). É estranho como o tempo passa verdadeiramente e como ele passa na nossa mente, em um ritmo totalmente desordenado do real. Droga de relatividade. Ou não.
    3º - cuida de você. não deixa a árvore crescer. vou tentar não deixar também.
    4º - quero muito assistir 1917 aaaaa.
    5º - boa sorte nesse ano de ENEM, se precisar de alguma dica ou ajuda em relação a prova, conta comigo!
    6º - aproveita a vida. de verdade. Multiplica tuas infinidades. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Natália!
      esse seu comentário sobre os diferentes tempos em outros planetas foi mágico para mim, nunca tinha pensado nisso. eu nunca vi Interestelar, mas vou colocar na minha lista! e 1917 é muito bom, espero que você goste quando assistir!!
      obrigada pelos bons desejos ♡ beijos!

      Excluir
  5. Oi, Mari! Eu quero muito ler As Brumas de Avalon, você acredita que a minha mãe tinha os livros até alguns anos atrás e ela acabou doando para um sebo junto com outras relíquias? Ah, como eu gostaria de ter uma versão antiga desse livro! Eu compartilho da mesma sensação que você em relação ao tempo, às vezes eu me cobrava muito nos meus momentos de ociosidade, mas todo mundo precisa de um tempo para fazer absolutamente nada, e tudo bem! Não devemos nos cobrar tanto em relação a perder tempo, etc.

    Não assisti a nenhum filme desses que você citou, mas vou dar uma pesquisada para saber um pouco mais. Terceirão é uma coisa um pouco complicada, mas eu tenho certeza que você vai sobreviver (muito bem) a isso. Eu te desejo toda a sorte e preparação do mundo para você ingressar na faculdade que deseja.

    É muito bom e eu fico muito feliz em saber que você pretende se dedicar mais a arte e escrita esse ano ♥ Adoraria ver algum desenho seu por aqui.

    Um beijo enorme para você ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, isadora!
      eu li uma edição mais nova de as brumas de avalon, que ganhei de aniversário alguns uns anos atrás, mas eu já vi as versões antigas em sebos e são realmente lindas!
      fico feliz que você veja assim também, acho que é importante se permitir ter esses momentos de ociosidade
      obrigada pelos seus bons desejos ♡ eu ainda sou meio tímida em relação aos meus desenhos, mas espero postar aqui quando possível
      beijos!!

      Excluir
  6. Adoro a personagem Morgana, queria saber que livro você leu com ela! Também quero muito assistir a 1917. Enfim, é um pouco tarde para isso, mas que você tenha um ótimo 2020!

    Vanessa,
    tristezinhascotidianas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Vanessa!
      o livro que eu li foi as brumas de avalon. também adoro a Morgana, é uma das minhas personagens favoritas ♡
      espero que você goste de 1917, é um filme muito muito muito bom e emocionante
      obrigada e ótimo 2020 para ti também! ♡ abraçosss

      Excluir