Insônia

 I.
Preparei café às onze da noite. Não conseguia dormir. Estava presa entre o dia anterior e a manhã seguinte. Essa prisão noturna, a angústia, que me priva do próprio sono. Escutava o barulho da rua escura. Um grilo e um rádio disputavam a cantoria. Mas o som do silêncio abafava os dois. No meu ouvido, dizia algo. Algo que só o silêncio sabe dizer. Algo que só eu sabia. Algo que eu não sabia. Algo que eu não sabia que sabia. O que era mesmo?

II.
Assisti alguns episódios de série até meus olhos cansarem. Três da madrugada. Não havia mais rádio nem grilo. Desliguei a tevê. O breu nos olhos e a quietude nos ouvidos, os sentidos suspensos. Pela janela, a lua brilhava distante no céu junto dos postes. Pensei em escrever. Palavras escapavam da mente e não chegavam à língua. Nem chegavam a ser palavras. Eu e o silêncio divagávamos longamente sem forma ou frases. Só eu e minhas grades.

III.
Seis da manhã. Não sei se adormeci sem querer, se fiquei acordada e sonolenta, ou sei lá. Meus olhos se abriram e o sol os tocou. Foi isso. Os postes estavam apagados e a lua, oculta. Ouvi a sinfonia ruidosa da rua dourada. Meu pescoço torto e dolorido. O cheiro de café matinal pela casa, muito diferente do noturno. Era dia. Já não estava presa, e nem o dia passado nem as grades existiam mais. O dia seguinte passou a se chamar hoje. Saí e fechei a porta.
- Mari, 17.08.19

4 comentários:

  1. Oi, Mari!

    Tem algo sobre esse texto que me chama muito a atenção, mas eu não sei descrever bem o que é. Acho que me lembra um pouco Clube da Luta? O jeito de narrar, provavelmente. É um relato, mas não é mecânico, sabe? Acho que você entendeu kjshfks Tem algo de conto, também. O final. Quando você diz "saí e fechei a porta" é como se o texto tivesse acabado pela metade, como se tivesse algo pra se contar ainda. Mas aquela situação acabou. Então tecnicamente teve um final, mas ao mesmo tempo... não teve?

    Meu Deus, eu tô divagando demais skdj Mas são apenas coisas que fiquei pensando enquanto lia. As partes que eu mais gostei foram "Eu e o silêncio divagávamos longamente sem forma ou frases. Só eu e minhas grades." e "Os postes estavam apagados e a lua, oculta. Ouvi a sinfonia ruidosa da rua dourada" Eu não sei se a rima da primeira frase foi intencional, mas eu adorei como soa. Ah, eu também queria dizer que suas descrições realmente fazem a gente imaginar todas as cenas. Eu quase senti uma pontada no pescoço na parte em que amanhece. É incrível, de verdade. Eu gosto da simplicidade, também. Parece muito honesto, como se fosse um fluxo de consciência. Não sei se foi realmente isso ou você tem o talento de fazer parecer que foi, mas é muito, muito legal.

    Te vejo por aí, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Summer!
      eu nunca li clube da luta, mas pelo que eu já ouvi do livro, eu agradeço muito a comparação KMKJL obrigada mesmo pelos elogios e observações; achei legal saber das suas partes favoritas ♡ eu fico feliz por você ter gostado, enfim, valeu mesmo pelo comentário e carinho <333 beijos!

      Excluir
  2. Olá Mari,

    É estranho eu falar que achei lindo seu conto? xp Eu tenho insônia as vezes, e até gosto. Gosto da madruga silenciosa da minha rua, as vezes nem tanto, mas quando tenho insônia eu acabo tentando ir dormir tarde para aproveitar a madrugada (tipo agora, mas logo vou deitar, estou com dor de cabeça).
    Não gosto de café! E, infelizmente da minha janela não posso ver a lua </3

    Beijos e até mais (((o(*゚▽゚*)o)))♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Nat!
      fico feliz por você ter gostado aa ♡ eu ando conseguindo dormir mais atualmente, mas como alguém que já teve muitos casos de insônia, eu meio que me acostumei com a madrugada e gosto do silêncio também
      (espero que você tenha dormido nesse dia)
      beijos ♡

      Excluir