Três animações que assisti

pôster de over the garden wall
O Segredo Além do Jardim, de Patrick McHale (2014)
 O Segredo Além do Jardim conta a história dos irmãos Wirt e Greg, que se perdem por uma estranha e mítica terra chamada de O Desconhecido. Em busca de um jeito de voltar para casa, eles encontram diferentes seres e mistérios em sua jornada.
 Assisti o desenho pela primeira vez em 2015, e decidi rever no isolamento. É uma daquelas obras que não perdem a magia, cheia de coisas novas a serem notadas a cada re-assistida. A premissa é cativante e a narrativa te prende do início ao fim. O clima de terror e suspense é muito bem desenvolvido, mas também há espaço para leveza e humor em alguns momentos, sem perder o tom. Além disso, a história é rica de detalhes e dotada de uma mitologia própria muito interessante.
 Tanto os personagens que aparecem em um só episódio quanto os principais são bem escritos e memoráveis. Pessoalmente, amo o arco do Wirt, e ele e o Greg me lembram muito minha própria relação com parentes mais novos (praticamente irmãos para mim); é um aspecto muito bonito da trama. A animação é linda, com suas paisagens outonais e um visual bem halloween-esco, e a trilha sonora é maravilhosa, feita exclusivamente para o desenho. Por ser curtinho (os dez episódios juntos dão 1h50m), é possível ver tudo em um dia, como um filme. Não tenho outra palavra além de "incrível" para esse desenho.
pôster de whisper of the heart
Sussurros do Coração, de Yoshifumi Kondou (1995)
 Sussurros do Coração conta a história de Shizuku, uma aspirante a escritora que decide ler vinte livros em um verão; e acaba notando que todos já haviam sido alugados por um menino chamado Seiji Amasawa. O filme, então, acompanha as vidas e o crescimento dos personagens a partir desse ponto.
 Foi a primeira vez que vi esse filme, mas já estava com ele na lista há um bom tempo (e com muitos gifs das cenas de estudo dele na galeria). A animação é belíssima, no estilo clássico do Estúdio Ghibli. É uma narrativa simples, sobre crescer e se encontrar, e acredito que essa é a magia desse filme. Os personagens vão buscando seus destinos e desejos em meio ao ambiente escolar, com todas as incertezas e conflitos de amizade e família, e essas são situações tão comuns que ás vezes passam despercebidas; o modo que o filme as representa, com beleza e reflexão, é bem encantador.
 O jeito que o filme fala sobre arte e criação mexeu muito comigo. A metáfora que é usada sobre a arte (e o próprio artista) ser como uma joia bruta a ser lapidada é muito bonita; gosto do ênfase que a história coloca que, além do talento, existe a dedicação, o erro, a frustração, o esforço. Depois de assistir, eu me senti tocada, apaixonada mesmo. Ah, e eu fiquei alguns dias com Country Roads na cabeça.
pôster de doukyuusei
Doukyuusei, de Shouko Nakamura (2016)
 Doukyuusei (ou Classmates) conta a história de Rihito Sato e Hikaru Kusakabe, dois meninos que estudam juntos e se apaixonam durante o ensino médio. É baseado em um mangá de mesmo nome.
 O filme tem um formato "fragmentado", onde, apesar de ter uma conexão e continuidade, cada parte contém uma situação nova e própria. É um filme leve, divertido e romântico; mas que também fala sobre amadurecimento, as complexidades dentro de um relacionamento e a experiência de ser LGBT, de forma sutil e realista.
 Os dois principais são bem diferentes entre si, e há um ponto bem interessante sobre a maturidade, entendimento e comunicação que são necessárias para manter um casal; dos filmes que já vi, poucos tocaram nesse assunto tão bem, ainda mais de um jeito tão suave. O filme foca nos dois meninos, tanto como pessoas singulares quanto como casal; ambos são personagens únicos e bem escritos, e o relacionamento deles é muito fofo e bem desenvolvido pela trama. Amei a animação, que é bem fluída e delicada, e o clima gentil da história. É uma animação curta, de apenas uma hora de duração, mas que deixa uma sensação de coração quentinho no fim.
Mari, 01.07.20

3 comentários:

  1. Que coisa fofa essa primeira animação! Quero ver imediatamente. A segunda eu vi porque estava curiosa sobre a menininha do lo-fi hip hop. Essa terceira parece muito fofinha também, vou por na minha listinha ♥ Te recomendo A canção do oceano (ou do mar rs) é uma animação sobre cultura celta e é bem interessante. Na verdade, é deslumbrante visualmente. Beijinhos.
    n-barbie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari! Tudo bem? Faz tempo que não venho aqui, né? Desculpe o sumiço e eu juro que tomo vergonha na cara pra te chamar pra conversar um dia desses, tá?
    Confesso que tenho muita curiosidade de ver Over The Garden Wall, principalmente por se tratar de mistério, que é um assunto que eu adoro e nem ouso negar. Preciso aproveitar meus dias de isolamento para fazer mais coisas além de dormir, mexer no Instagram e conversar com o namorado pelo WhatsApp e Over The Garden Wall acaba de adentrar a lista de animações que preciso assistir futuramente.
    Desde que vi o filme da Kiki, eu estou criando altas expectativas para os próximos filmes do Ghibli que verei e depois de ler sua breve resenha, Sussurros do Coração me despertou interesse, principalmente por se tratar do crescimento dos personagens.
    Acredita que eu nunca vi yaoi? Mas acho que posso começar a ver a partir de Doukyuusei. Parece bem interessante e é realmente raro encontrar algum anime que retrate um relacionamento de uma forma mais realista, sabe? Claro que os velhos clichês também são bons, mas eu gosto daquilo que é mais pautado no real, sabe? Não sei se isso é aquilo que estou procurando, mas acho que descobrirei ao assistir.
    Enfim, fico feliz que tenha se manifestado aqui no Blogger mais uma vez, Mari. Sinto sua falta por aqui. Se cuide, viu?
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Sussurros do coração é uma das melhores animações a que já assisti. E muito obrigada por compartilhar sua lista, especialmente a primeira indicação que me fez querer correr para assisti-la.

    Beijos açucarados e au revoir

    ResponderExcluir