Um pequeno relatório do distanciamento social (e o que fazer em casa)

kiki's delivery service

 Faz uma semana que eu estou em distanciamento social. A medida aqui no Rio de Janeiro foi anunciada na sexta retrasada, com o objetivo de conter a pandemia de Covid-19 no Brasil; e, durante a semana, foi anunciada em outros estados também. Eu lembro que estava na escola, trabalhando no meu projeto de informática, quando me deram a notícia da suspensão das aulas por duas semanas. Na hora, eu não entendi bem, nem tinha todas as informações do que estava ocorrendo. Minha ficha só caiu mesmo no domingo depois, quando eu li sobre a situação, a doença, o processo de distanciamento social e tudo mais. Minha ansiedade foi ás alturas quando me dei conta de tudo, inevitavelmente, e os primeiros dias foram difíceis. Pensei em como seria a mudança de rotina, na minha família, que, em sua maior parte, está no grupo de risco, nos estudos, no trabalho... Muitas coisas passaram na minha cabeça, ainda passam, e acredito que muita gente está assim também.
 Hoje, com mais calma, decidi escrever para cá e contar sobre as coisas que andei fazendo, como passei esses dias, e alguns conselhos meus de coisas para fazer no distanciamento. Agora que eu tenho um computador (yey!), há algumas coisas novas que ando conseguindo fazer também, e, enfim, quero dividir tudo isso.
  • Tentando ser funcional
 Eu confesso que passei os três primeiros dias quase-inteiros de pijama, perambulando entre sala, cozinha e quarto sem saber direito o que fazer. Eu não sou acostumada a ficar muito tempo em casa e sou bem apegada a minha rotina. Eu senti essas características minhas com toda força, junto da ansiedade. Um conselho especial que eu recebi nesses dias foi: acordar, tomar banho, tomar café, arrumar a casa... Pode soar idiota, mas acredito que faz diferença começar o dia assim. Passei a limpar a casa e regar as plantas pela manhã, para me distrair e ter uma atividade definida no dia. Eu me senti melhor, mais acordada, mais preparada, e os dias seguintes ganharam um contorno, diferente do borrão estranho que foram os primeiros. 
  • Jogando
euzinha
Eu nunca joguei direito, principalmente por falta de equipamento e tempo. Assim que eu ganhei o meu novo notebook, meu namorado (muito obrigada, amor!) me mandou emuladores de Pokémon, Ace Attorney, Zelda, entre outros jogos. Comecei com Ace Attorney, e estou amando! Nessa série de jogos, você é um advogado de defesa chamado Phoenix Wright, que precisa investigar vários casos e defender seus clientes perante a justiça. Eu estou no terceiro caso do primeiro jogo nesse momento. É, essencialmente, um jogo de história, aventura e investigação, muito divertido e envolvente. Ontem, eu comecei Pokémon Fire Red, e gostei muito também, escolhi o Squirtle como inicial. Nessa primeira experiência, jogar vem me distraindo e me divertindo bastante; estou bem apaixonada.
 Além desses, eu ainda pretendo começar Portal 2 (também de presente do meu namorado) e The Stanley Parable (de graça na Epic Games!).
  • Assistindo animes, filmes, séries...
killua Eu comecei a assistir Hunter x Hunter junto com meu namorado nos últimos dias. Estou no início ainda, mas acho que já posso dizer que é incrível. A história e os personagens me cativaram de primeira, e eu vou tentar maratonar tudo até o mês que vêm. Além desse anime, eu voltei a assistir Jojo's Bizarre Adventure há um tempo e estou acompanhando Keep Your Hands Off Eizouken!.
 Eu ainda não vi nenhum filme ou série no isolamento, mas pretendo ver alguns que estão na minha listinha há um tempo.
  • Estudos e cursos gratuitos
 Vários cursos online gratuitos abriram nos últimos dias: Udemy, FGV, Senai, Harvard, Stoodi... Esses são só alguns que eu conheço, mas há muito mais. Eu me inscrevi em alguns deles, embora ainda não tenha começado. Não estudei muito essa semana, por falta de concentração, mas pretendo voltar a rotina na segunda.
 Além desses, há muito material para estudo disponível na internet, em várias áreas, como programação, desenhos, idiomas. Eu comecei um curso de webdesign no freeCodeCamp antes do isolamento, e indico muito a quem tiver interesse em começar e treinar HTML e CSS! E os tutoriais de desenho do youtube, de canais como o Proko, tem me ajudado muito a melhorar no desenho.

  • Mantendo contato
 Há dias eu não vejo meus amigos, parte da minha família e namorado, e sinto falta desse contato. Mas, felizmente, não deixei de falar com eles nenhum dia sequer. Seja por chamadas no discord ou mensagens, continuamos interagindo e conversando, e acredito que em um momento assim, é importante manter as conexões e amizades; parte de nossas vidas está nelas.

  • Talvez você não esteja bem para tudo isso agora
 No meio de tantos problemas e notícias trágicas, é completamente natural não se sentir bem, focado ou confortável para estudar, se divertir ou fazer qualquer atividade nesse momento, e não há nada de errado nisso. Sinto que houve uma corrida para tentar manter uma produtividade, para fazer as pessoas "aproveitarem" o tempo, mas não é assim que todo mundo funciona. Eu mesma não consigo preencher todo meu dia, fico preocupada e aflita várias vezes, há muitas coisas que andam sendo difíceis de fazer e pensar. Ninguém é obrigado a ser produtivo o tempo todo. Descanse, converse com pessoas próximas, alimente-se e busque ajuda se for preciso. Cuide de si.
  • Informe-se
 Eu sei quanta ansiedade as notícias sobre a pandemia podem causar, mas é importante se manter informado nesse momento. Deixo aqui um canal oficial brasileiro com informações completas sobre o covid-19 (destacando a situação no Brasil) e a importância de achatar a curva. Nos sites, há orientações de prevenção, mas deixo aqui algumas também: Lave bem as mãos. Proteja as pessoas que são de grupo de risco. Fique em casa.

 Enfim, isso é tudo. Espero que essa leitura tenha sido proveitosa, seja pelos conselhos, pelas coisas divertidas, pelas informações importantes; desejo paz e calma a todos nesse momento. Acho que a partir do momento que compartilhamos nossos sentimentos, experiências e solidariedade, estamos nos conectando; mais que nunca, que possamos estar conectados.
Com amor, Mari
22.03.20

8 comentários:

  1. Ótimo posto Mari, muito bom saber que não estamos sozinhos e que tem mais gente sentindo o msm. Abriu meus olhos para muita coisa, meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Gio! que bom que você gostou e se sentiu melhor com o post ♥ fico feliz por isso. obrigada pelo comentário e amizade!!

      Excluir
  2. foi muuuuito proveitosa!! adorei ter mais dicas de coisas pra fazer, foi muito informativo e divertido ler. muitas vezes ainda me pego andando de um lado para o outro sem saber o que quero, é muito frustrante não ter acesso a rua e as pessoas como estávamos acostumados e as vezes questiono se tudo isso é realmente de verdade. espero que passe logo e tu e tua familia fiquem bem! obrigada pelas dicas!!! tudo de bommmm <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Gabi!
      que bom aaa!! eu também fico assim, tudo foi muito de repente e eu sinto falta da rua e do movimento das pessoas, parece muito irreal. fico feliz que as dicas foram úteis pra ti ♥ tomara, tudo de bom pra ti e sua família também ♥ abraçossss!

      Excluir
  3. Adorei o post, flor. Principalmente as dicas de curso online, muito obrigada por compartilhá-los conosco. Beijos açucarados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! obrigada, fico feliz pelo comentário e espero que você curta os cursos :)) são muito bons
      beijos! ♥

      Excluir
  4. estou amando ler postagens sobre como as pessoas estão se virando nesse período de isolamento social. que bom que você está conseguindo fazer suas coisas e ser ativa! tenho feito basicamente as mesmas coisas que você nesses dias, exceto jogar; baixei the sims 4 e lol na primeira semana em casa, mas acho que não sou uma pessoa que goste de jogos ou não encontrei os jogos certos, pois nenhum dos dois me prendeu muito a atenção e logo abandonei, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, ester!
      eu já joguei lol e não prendeu muito também, mas the sims 4 eu nunca tentei. e eu nunca tinha me interessado muito por jogos antes dessa quarentena KLKLLK
      abraçosss ♥

      Excluir